NOTÍCIAS DO CÔNEGO

NOTÍCIAS DO CÔNEGO

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Entrevistas com ex-alunas do Cônego

As entrevistas foram realizadas pelo aluno Matheus Henrique da sala 10 com duas moradoras do bairro que já foram alunas da escola. Apesar das entrevistas  serem  bem rápidas, podemos observar a postura séria e educada do entrevistador. Parabéns Matheus! Já pode pensar na carreira de repórter.

Clipe de fotos- Trabalho de História 2016

O trabalho intitulado " O tempo" foi realizado em 2015 pelos professores Fábio e Rosângela com as com as turmas do 6º ano.

Clipe de fotos

Esse clipe foi feito pelos alunos: Gabriel Nascimento, Gabrielle Eduarda, Breno, Pedro Birino e Raquel da sala 10, com o uso do site Stupeflix.com.


Esse ano é muito especial!!! Nossa escola está fazendo 30 anos!!!
Vamos comemorar?
Que tal começarmos descobrindo algumas coisas sobre a história do Cônego? Este lugar já foi muito diferente. Ao longo desses 30 anos, já sofreu muitas transformações e transformou a vida de muitas pessoas. Muitos de nossos ex-alunos já estão cursando a faculdade e alguns até já se formaram. Tem até ex-alunos(as) que são professores(as): são 4. Você sabe quem são eles(as)? Daqui a algum tempo será você que estará na faculdade. Será que você será um futuro professor ou professora do Cônego?

Nossas primeiras funcionárias

Aos três dias do mês de fevereiro de 1986, chegaram da E.M. Elisa Buzelin, as professoras Anália, para assumir a direção da E.M. Cônego Raimundo Trindade e Marília para assumir a vice direção.
Neste dia, chegaram também as professoras Édila, Consolação, Ana Alves, Eva, Eni, Marilce e Aida, para assumir a regência das turmas formadas com alunos da E.M. Elisa Buzelin, a qual deixaria de ter três turnos para ter apenas dois.
Apresentou-se ainda Doralice, que assumiu a supervisão pedagógica, e como serviçais, compareceram Auxiliadora e Enir. Para secretária da escola, foi nomeada a professora Lucienne.
Os dias foram passando e em abril compareceu na escola para regência de turmas, as professoras Margareth, Geuza( em maio ), Maria Do Carmo e Sebastiana ( em junho).

O Início de tudo

A E.M. Cônego Raimundo Trindade teve o início de suas atividades escolares em fevereiro de 1986. Como não tinha espaço físico próprio, funcionava no prédio da E.M. Elisa Buzelin, no horário de 15:00 ás 19:00 h. A situação que permaneceu até agosto do mesmo ano. Aos trinta dias do mês de outubro de 1986, a escola foi inaugurada pelo prefeito Sérgio Ferrara. O governador da época era Hélio Garcia. Foi autorizado o seu funcionamento para ministrar o ensino de 1º grau (1ª  série).
Foram promovidos vários concursos com os alunos  para a escolha do emblema da escola. Este foi feito através de desenho. O vencedor foi um aluno da antiga 4 série, do ano de 1986. O corpo docente da escola reuniu-se para apresentar um significado para as letras iniciais do nome da escola e foi a professora, Margareth Reis que teve a ideia do lema; Crescer Rumo á Transformação.
Quando foi inaugurada a escola tinha 7 turmas. O prédio contava com 12 salas de aula, 1 sala multiuso, uma quadra coberta, uma cantina, uma sala de professores, uma secretária e uma biblioteca, dentre outros. Em 1987, o número de turmas triplicou e em 1988, a escola passou a funcionar em três turnos. Foi iniciada nesta época a busca de alternativas para atender o público de jovens e adultos o que foi conseguido a partir de 1989.
Nos anos de 1989 e 1990 houve a busca, o estudo e a análise para ampliação do prédio escolar. Foi conseguida, então,  a ampliação com mais 5 salas de aula e 2 banheiros, sendo 1 masculino e 1 feminino.
A escola cresceu ainda mais, rumo á transformação. Sempre acompanhou e fez parte das mudanças na área da educação. Na área pedagógica a escola foi pioneira,na região de Venda Nova, no início da implementação do construtivismo na Rede Municipal de BH. Em 1990, num projeto pioneiro, teve início o curso de suplência, atualmente EJA, para atender os jovens e adultos acima de 16 anos. Em 1991, conquistou a pré-escola.
Em fevereiro de 2015, a sede da escola passa a funcionar em outro endereço situado á Rua Brodósqui n 51 Bairro Piratininga, CEP 31,573,050 - Belo Horizonte - MG; em um prédio construído pela Parceria Pública Privada. O novo prédio da EMCRT é um espaço que efetivamente valoriza a comunidade escolar. Este dispõe de um ginásio poliesportivo, quadra de esportes,auditório, laboratório de informática, laboratório de Ciências, sala de apoio à Escola Integrada, dezenas de banheiros, uma biblioteca com espaço formulado para abrigar, além de novos acervos, um espaço lúdico infantil, sala dos professores e uma sala para atendimento.
A comunidade atendida pela EMCRT é participativa, gosta de saber o que se passa na escola, interferindo muitas vezes nos processos, problemas e resoluções dos problemas.